sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Escola Municipal João Pedreiro participa de concurso nacional em cidade paulista

Foto: Divulgação

Alunos do quinto ano vão apresentar trabalho sobre a ferrovia em 
Araguari, durante o IX Concurso Nacional Visual Classs, 

a ser realizado em Presidente Prudente (SP)


TALITA GONÇALVES, Araguari - Alunos do quinto ano vespertino do Centro Educacional Municipal João Pedreiro partiram ontem pela manhã rumo à cidade de Presidente Prudente, em São Paulo. O motivo: participar do IX Concurso Nacional Visual Classs, uma das atividades que fazem parte do IV Encontro Nacional de Educação Tecnológica (ENETEC). O evento acontece hoje, no Teatro Universitário César Cava.

A escola foi a primeira colocada na disputa em Araguari e se classificou para a etapa nacional.  Concorrendo com 192 instituições de ensino de todo o Brasil, foi um das cinco classificados para a fase final. O Visual Class é um software de autoria para criação de projetos multimídia, como aulas e palestras. Devido à facilidade de uso, o programa é amplamente utilizado como recurso educacional para crianças.

O trabalho que garantiu a participação da escola no evento tem como tema a ferrovia em Araguari. Desenvolvido com os alunos do quinto período, retrata a história de Araguari desde a instalação da rede ferroviária até os dias atuais.

Pesquisas no Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto, palestras com o tema e conversas com pessoas que tiveram experiências ligadas aos trilhos fizeram parte da preparação. “É uma atividade geradora de conhecimento. Eles aprendem a lidar com as ferramentas disponíveis para desenvolver suas capacidades e discorrer sobre um assunto tão rico e importante como esse,” comentou Vânia Beatriz Soares Donato, diretora da escola.
SUSTO

No entanto, a viagem poderia não ter acontecido. No dia 19, faltando menos de uma semana para o evento, a direção do colégio recebeu a notícia de que a prefeitura não iria mais financiá-la. O corte de verba faz parte da política de redução de gastos adotada pela administração municipal com o objetivo de não deixar dívidas para a próxima gestão, segundo a diretora.

O dinheiro arrecadado na festa junina e caixa escolar, que seriam destinados à manutenção da escola, foram então utilizados para cobrir os custos da viagem. “Seria terrível dizer para as crianças que elas não iam mais. Eles estavam ensaiando há meses, não seria justo,” ressaltou  Vânia Donato.

Fonte: http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário